5 de mar de 2012

A prova do líder


Fazendo uma brincadeira com uma das provas de reality show, quando o líder se mostra líder? Nesses programas, vemos que a liderança está em ditar tarefas e eliminar quem não o agrada no dia a dia. E vamos ser sinceros, esse modelo também é visto nas empresas ainda hoje ou não?

Mas, o que é liderar?

Para Kouzes e Posner, liderar é a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas.

É o líder que promove objetivos, compartilhando responsabilidades e valor aos fatos. Para isso, gosto muito do significado de líder de Max Pàges:

Líderes contribuem para fazer a vida dos outros valer a pena.

Bom, percebemos que o líder possui habilidade de transformar a realidade, levando significados aos signos, fazendo com o que as pessoas se agrupam em torno de uma razão coletiva de existir, de fazer a diferença na sociedade (e/ou clientes). Aqui, certamente, é o que mais se faz ausente, pois, a grande maioria, exerce a liderança de reality show em seu dia a dia e, não, de transformação e valor.

Importante mencionar que liderança não tem haver com o cargo. Em qualquer atividade que precisa de mobilização, construção em conjunto de um objetivo, haverá a possibilidade de existir um líder para mostrar que vale a pena todo o esforço porque sabe e compartilha o valor que o resultado terá. Caso não, serão pessoas executando tarefas vazias e, mesmo em equipe, realizadas solitárias porque não há conexão do significado ao trabalho em si.

Promova isso diariamente. Une-se ao que traz valor e faça a vida dos outros valer a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário